segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Atividade a distância 02 (pág 76)

O Bom Educador
Sabe-se que para atrair a tenção dos alunos é preciso vários requisitos. E acima de tudo o bom educador necessita ser um ator , um artista, pois desempenha vários papéis.Uma das formas de ser bem sucedido é cativar a emoção do aluno, antes da razão.Caso precise criticar, que elogie primeiro. Outra característica importante que o bom educador precisa cultivar é o bom humor. Educador mal humorado não faz ipobe.Precisa falar com tom de voz alternado, gesticular, escrever e desenhar no quadro, usar a arte cênica.O bom educador é aquele que desperta no aluno a vontade de conhecer coisas novas, de criar e se envolver na seu próprio crescimento intelectual.Segundo Jose Manuel Moran "O educador não precisa ser “perfeito” para ser um bom profissional. Fará um grande trabalho na medida em que se apresente da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revele” sem máscaras, jogos. Quando se mostre como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. O bom educador é um otimista, sem ser ‘ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa."
(Trecho do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, p.781 http://www.eca.usp.br/prof/moran/sucedido.htm) . Citando Carmen Moreira de Castro Neves http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm: que diz:"Exercite sua criatividade e a interdisciplinaridade, usando vídeos da TV Escola. Veja alguns exemplos:
1) tire o som de um programa e deixe que os alunos escrevam os diálogos (aproveite para ajudá-los no domínio da língua portuguesa, porque eles precisam conhecê-la para ter sucesso nos vestibulares, nos concursos e nos empregos);
2) passe o início de um vídeo e peça que os alunos escrevam o final, comparando as diversas produções dos estudantes com a do filme;
3) se você, sua escola ou seus alunos tiverem câmera de vídeo,incentive-os a produzir um roteiro e a realizar o filme, apresentando-o aos colegas (uma produção dessas pode ser objeto de avaliação, em vez de uma prova);
4) se ninguém tiver câmera, peça aos alunos que dramatizem o roteiro preparado, apresentando-o como uma peça de teatro ou novela, incentivando-os na pesquisa, na elaboração, na iluminação e na sonorização da peça;
5) analise com os alunos vídeos do ponto de vista do conteúdo,iluminação, sonorização, figurino, recursos técnicos, roteiro
6) Veja o Módulo III do curso TV na Escola e os Desafios de Hoje. Se você não fez o curso, pode encontrar o módulo no site http://www.mec.gov.br/seed"

Nenhum comentário: